BLABBERMOUTH.NET Latest News

Whiplash.Net - Heavy Metal

terça-feira, 13 de julho de 2010

Ozzy Osbourne - Scream (2010)

Não gosto de Ozzy. Acho a voz dele horrível. Não o acho um músico exemplar, tampouco um vocalista razoável. E isso inclui sua carreira solo e no Black Sabbath. Apesar disso, não nego a importância que Ozzy tem para o desenvolvimento do Heavy Metal. Ao contrário do que muitos pensam, não foi o Sabbath que inventou o estilo. Ele já vinha se desenvolvendo em bandas anteriores. Mas o boom deu-se com o Sabbath e, posteriormente, com bandas como o Celtic Frost, em outra "leva".

Acho que o Sabbath fez muito mais por Ozzy do que o contrário, tanto que pra mim o melhor disco da banda conta com o finado Dio nos vocais. Ozzy é uma figura carismática em seu meio. É engraçado, tem tiradas fantásticas e é uma dessas pessoas únicas. Coisa que a humanidade nunca mais conseguirá reproduzir de novo. Mas esse disco de 2010, Scream, foi um verdadeiro murro em meu rosto. Enfim algo de Ozzy que eu gostei. Gostei não, fiquei de boca aberta, mas sem morcegos.

Lendo as resenhas de Scream em sites especializados ou em sites "abertos", como o Rate Your Music, eu vi que o CD vem sendo massacrado pela crítica. Muitos acusam Ozzy de ter se "vendido" (fãs de Metal precisam de novos xingamentos), de ter feito um disco comercial, etc. Pois eu vou na contramão de todos e vejo nesse disco uma porrada autêntica. As letras são de fácil acesso, e Ozzy privilegiou as distorções de guitarra, que lembram muito o Black Label Society, de Zakk Wylde, além dos refrões. Você ouve a música uma vez e o maldito refrão fica na sua cabeça, mesmo se você não souber a letra ainda. Isso acontece em Let It Die, Let Me Hear You Scream e I Want It More.

Não sei os efeitos que ele usou em estúdio, mas a voz de Ozzy ficou muito melhor. Audível, forte. Se não tem a potência que muitos pedem (que, na minha opinião, nunca teve), é violenta o suficiente para o que o CD se propõe. Nas guitarras, o desempenho de Gus G. faz referências constantes a Zakk Wylde, como já foi dito. Se o disco não é aquele estilão anos 1970 que marcou o Sabbath e 1980, que proporcionou os melhores discos solo do MadMan (segundo especialistas, acho todos um lixo), paciência.

Ozzy se modernizou, deu uma nova roupagem ao seu Metal. Com o uso de distorções na voz que lembram Generator, do Foo Fighters, o Senhor Osbourne fez, enfim, um registro sólido, potente, que pode ser admirado, ouvindo-se o CD por vezes e vezes seguidas sem enjoar. Pra mim, o melhor disco solo de Ozzy. Danem-se Blizzard of Ozz ou qualquer outra coisa. É porrada.

1.Let It Die
2.Let Me Hear Your Scream
3.Soul Sucker
4.Life Won't Wait
5.Diggin' Me Down
6.Crucify
7.Fearless
8.Time
9.I Want It More
10.Latimer's Mercy
11.I Love You All

Link nos comentários.

Um comentário:

  1. http://kewlfile.com/dl/101685753989/Ozzy_Osbourne_-_Scream_2010_metalarea.org.rar

    ResponderExcluir

E aí? Dá tua opinião.